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Veja neste vídeo como o Spartan é simples e fácil de usar

Ligue +55 15 3238-3300

PLR

Fonte: Revista Exame de 8 de junho de 1994 – Ed. Abril

O Jogo Ensina

Motivar é difícil? Use uma nova linguagem…
Quando era técnico de hóquei na Universidade de Vermont, EUA, Ted Castle sabia como motivar seu time. Era fácil: os jogadores queriam vencer. Mas na Rhino Food, confeitaria que fundou depois, em 1981, Castle descobriu que a mesma tarefa em relação aos funcionários era mais complexa. Ele decidiu então montar um programa de motivação com regras, estratégias e prêmios, como se fosse um jogo. “A maioria das pessoas adora um bom jogo, seja futebol, seja xadrez, seja canastra”, diz. De início, definiu-se o adversário a vencer: as despesas da confeitaria,sobretudo as supérfluas.

Assim, Castle começou abrindo os livros da empresa. Logo percebeu que pouco adianta mostrar um monte de números. Os funcionários precisam entender de onde vêm os custos para poder combatê-los. “Quando começamos a explicar, partimos da produção de um dia, 1.586 dólares”, diz. “Lembro-me bem do número porque pensei que os funcionários estariam imaginando o quanto eu estava ficando rico. Mas daquele número fomos tirando as despesas e acabamos, no final, com um lucro de 100 dólares. Então eu disse: ‘O.k., gente. Isso é tudo o que realmente fizemos – e não é muito’. Eles ficaram chocados.” Três anos depois de implantar o programa na Rhino, Castle conseguira cortar tanto os custos que os lucros cresceram 600%. Não foi só isso. Até conversas antes inamistosas passaram a ser mais fáceis. “Se alguém diz que seria uma boa idéia folgar três dias no Natal, eu digo tudo bem, mas isso vai nos custar 3.000 dólares em salários, sem nenhum centavo a mais em produção. Agora, todos querem saber quanto custa uma folga.

O jogo criado por Castle pode servir, pelo menos como ponto de partida, para empresas que gostariam de adotar um programa de incentivos mas não sabem como. No quadro abaixo, o próprio ex-treinador de hóquei ensina como o jogo funciona.

PLR

O jogo do lucro da Rhino Foods

Placar diário: dia do jogo = 8
Dias que ainda faltam no jogo deste mês = 22
Para muitos programas de participação nos lucros, o jogo só termina no final do ano.
Por que esperar tanto?
Em jogos mensais, há 12 chances de ganhar.
HOJE
A idéia é fazer com que todos os funcionários se esforcem para melhorar o desempenho, aumentando o lucro que será dividido no final.

Damos o placar do dia a cada funcionário, e, se há algum problema na produção, ele aparece no relatório do dia seguinte.
ACUMULADO ATÉ 8/9
Produção - "vendas"
Vendas, aqui equilavem à produção do dia. Multiplicamos a produção pelo preço de venda.

Sabemos que, aproximadamente, 1% de nossa produção não é vendida, o que significa que nosso break even fica entre US$ 14.000 e US$15.000.
16.000 100% 122.000 100%
CUSTO DOS BENS PRODUZIDOS:        
CUSTOS DIRETOS DE PRODUÇÃO        
Matéria-prima
Matérias-primas custam entre 40% e 50% das vendas, dependendo do que estamos produzindo.

Se o custo fosse, digamos, 65%, eu procuraria fontes de desperdício.
6.400 40% 48.500 40%
Salários diretos
Os funcionários que produzem pães, bolos, etc. São considerados custos diretos.

Entregas, manutenção, controle de qualidade são considerados custos indiretos.

Não temos cartão de ponto. Os funcionários digitam direto no computador a quantidade de horas trabalhadas.
Portanto esses números não são estimados
1.300 8% 9.100 5%
CUSTOS INDIRETOS DE PRODUÇÃO 1500 100% 1.500 1%
Salários indiretos 900 6% 6.300 5%
Estoques 60 0% 420 0%
Leasing de equipamentos
Quando o pessoal de entrega viu o impacto que a área representa aqui, perguntaram como viabilizar a entrega com três carros em vez de quatro.

Nós alugamos freezers para armazenamento e o pessoal também têm de ser cuidadosos ao mover produtos dentro do freezer.

Se houver dano, é prejuízo.
250 2% 1.750 1%
Manutenção
Meu pessoal usa equipamentos caros. Se temos de gastar US$12.000 para consertar máquinas vitais, o valor aparece aqui.

Assim, todo mundo sabe que as maquinas não podem quebrar com frequência
200 1% 1.400 1%
Luz e gastos em geral
Os funcionários podem ver, aqui, que eles realmente contribuem para a produtividade apenas se certificando de que as luzes foram apagadas.
350 2% 2.450 2%
Outros 360 2% 2.520 2%
TOTAL DE CUSTOS DE PRODUÇÃO 9.820 61% 72.440 59%
MARGEM BRUTA 6.180 39% 49.560 41%
DESPESAS OPERACIONAIS
Estes números de despesas operacionais não variam muito.

No começo de cada jogo (a cada mês, portanto), explicamos por que eventualmente um número mudou.

O valor do seguro, por exemplo, pode ter subido.
Aproveitamos a oportunidade para exmplicar como o valor do seguro é definido
       
Administração, vendas, MKT, P&D 1.780 11% 12.460 10%
Custos com folha de pagamento 128 1% 896 1%
Seguros 130 1% 910 1%
Juros
Cada vez que as taxas de juros sobem, discutimos os efeitos com todos os funcionários. Tomamos empréstimos para comprar novos equipamentos

É importante que todos entendam que novos e mais modernos equipamentos agilizam o trabalho, mas há ainda um impacto nos juros a ser considerado.
250 2% 1.750 1%
Infra-estrutura 40 0% 280 0%
Aluguel 460 3% 3.220 3%
Telefone 70 0% 490 0%
Vendas e despesas de MKT 320 2% 2.240 2%
Custos de pesquisa de desenv. 20 0% 140 0%
Benefícios/seguros 189 1% 1.323 1%
Depreciação 730 5% 5.110 4%
Outros 575 4% 5.110 4%
TOTAL DAS DESPESAS OPERACIONAIS 4.592 29% 32.844 27%
Lucro bruto antes dos impostos 1.488   16.716  
Impostos e taxas (40%) 595   6.686  
Lucro líquido depois dos impostos 893   10.030 8%
No final do jogo, se nós não fizemos pelo menos 6%, reinvestimos esse mesmo percentual (6%)

Do restante, 20% são distribuídos entre os funcionários. Temos a cada seis meses uma distribuição de bônus baseada na graduação do funcionário

Mas, nesse jogo mensal, todos os cheques, inclusive o meu, são do mesmo tamanho
CÁLCULO DOS BÔNUS        
Lucro líquido menos 6% "já acertado"     7.320 6%
Lucro líquido restante     2.710 2%
Bônus do jogo (20% do valor acima)     542  
Nº de funcionários/bônus individual 58   9
Este 9 é o equivalente ao bônus individual de cada funcionário, um valor acumulado do primeiro dia do jogo até o dia em que este relatório circulou.

No final de um jogo bem-sucedido, temos condição de distribuir cheques de US$150.

Ainda assim, no último mês de abril, as pessoas ficaram superfelizes quando distribuímos por toda a empresa cheques de US$66.

São esses cheques que as motivam a começar, no mês seguinte, um novo jogo, sempre na expectativa de levar, no final, um prêmio maior;